quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

VLT e Passe-livre são discutidos na Comissão jurídica .

Com tanta falta de Transparência do GDF e da Secretaria de transporte, foi criada comissão jurídica da Autranc - Associação de usuários de transporte coletivo do DF e Entorno e do Forum de Transporte, no intúito de entrar com ações e apurar as denúncias do então empresário Valmir Amaral , de que , alguns Deputados Distritais cobraram propinas para ser votado o Passe-livre.
A comissão reunirá toda quarta-feira na sede da Autranc às 09hs da manhã para encaminhamentos e análises jurídicas .

Um comentário:

  1. Resumo das Principais reivindicações:

    TRANSPORTE



    No dia 18 de julho de 2007, o FAPED entregou ao Secretário de Transporte, Sr. Alberto Fraga, documento que reivindica medidas que garantam a acessibilidade das pessoas com deficiência no transporte público do DF.
    Na ocasião o Secretário garantiu a circulação de 40 ônibus adaptados para o mês de agosto. Apesar desse avanço, este número é insuficiente e desrespeita o percentual previsto em lei, que hoje deveria ser de 20% da frota.
    No DF são mais de 300 mil pessoas com algum tipo de deficiência, além de idosos, pessoas com baixa mobilidade e obesos que também se beneficiarão com os ônibus adaptados.
    Todos têm direitos à igualdade de oportunidade e a grande parcela da população brasiliense que possui deficiência tem sido penalizada por muitos anos, obrigada a ficar confinada em casa, deixando de ter acesso à escolaridade, ao trabalho, ao lazer e mesmo à saúde, porque é desrespeitado o direito básico do cidadão: o direito de ir e vir.
    Reivindicamos, portanto o cumprimento do compromisso do Secretário de Transporte, pois ainda não foi entregue nenhum ônibus adaptado, a efetivação do Programa Mão na Roda, bem como que o Programa Brasília Integrada atenda ao nosso segmento com o Passe Livre e as adaptações veiculares necessárias.
    Apresentamos as seguintes demandas do nosso seguimento:

    1- Adaptação da frota de ônibus público em cumprimento à legislação vigente;
    2- Treinamento para motoristas e cobradores sobre como lidar com pessoas com deficiência;
    3- Trabalho constante de manutenção nos ônibus adaptados;
    4- Acessibilidade nos abrigos e paradas de ônibus;
    5- Preferência de ônibus com plataforma baixa que dar menos defeitos e não aumenta o custo dos ônibus adaptados;
    6- Maior Fiscalização do DFTRANS nos terminais no sentido de impedir os veículos adaptados circular com suas rampas com defeitos;
    7- Obrigatoriedade de se colocar no site da secretaria de transporte, nos terminais de ônibus e disponibilizar aos usuários do transporte adaptado, os itinerários de circulação dos ônibus adaptados;
    8- Colocação de sinais luminosos e sonoros nas portas dos vagões do metrô;




    Respeitosamente,

    ___________________________
    Luís Maurício Alves dos Santos
    Coordenador do FAPED
    Tel.: 61- 9311-1222 / Site: www.faped.org / E-mail: faped@faped.org

    ResponderExcluir